Descubra seu SSI do LinkedIn e como melhorar seus resultados



Antes de qualquer coisa, o que é esse tal de “Social Selling Index” ou SSI?

O SSI é um indicador dividido em 4 categorias que avalia e compara o desempenho dos usuários do LinkedIn com um valor que vai de 0 até 100.

O LinkedIn fez uma pesquisa com usuários que possuiam um alto SSI, veja alguns dos resultados:

  • Eles conquistam 45% mais oportunidades por quartil.
  • São promovidos 17 meses mais cedo.
  • São 51% mais prováveis de atingir suas metas de vendas.

Agora você deve estar curioso para saber qual é o resultado do seu SSI né? Então confira o seu pelo link a seguir ➜ https://www.linkedin.com/sales/ssi

Nessa mesma página você pode conferir o histórico de variação do seu SSI nas últimas 6 semanas, a média do SSI das pessoas do seu setor e da sua rede.

Segue abaixo minha avaliação pessoal (e um tanto quanto crítica):

  • Se você possui um SSI abaixo de 60: Você precisa melhorar isso!
  • Se você possui um SSI entre 60 e 70: Você está pegando o jeito!
  • Se você possui um SSI entre 70 e 80: Muito bom, mas pode ficar melhor!
  • Se você possui um SSI entre 80 e 89: Excelente! Você é um usuário avançado do LinkedIn!
  • Se você possui um SSI entre 90 e 100: Parabéns! Você definitivamente é um usuário do Sales Navigator 🙂

Deixa eu esclarecer o último item: Eu já utilizei o Sales Navigator (que é uma versão premium do LinkedIn), porém obtive melhores resultados com outra versão premium do LinkedIn.

Eu sei que o Sales Navigator me possibilitaria alcançar melhores resultados no SSI (90+), entretanto, eu não acho que compensa o utilizar apenas para esse fim, afinal, eu vejo o SSI como uma bússola que aponta se estou indo ou não na direção certa.

1. Estabeleça a sua marca profissional

  • Tenha um perfil com força de campeão no LinkedIn.
  • Mesmo que o seu perfil seja campeão, pode ser que ele não esteja 100% completo. Nesses casos, o próprio LinkedIn vai recomendar o que você deve fazer para ajustar isso.
  • Se você tem alguma apresentação, video ou algum outro conteúdo que possa enriquecer a sua marca pessoal, adicione no seu perfil nas seções de resumo ou experiências.
  • Agora… de nada adianta você preencher o seu perfil para elevar o seu SSI e ter um perfil que gera sono no seu leitor! 
  • Seja endorsado e endorse as competências de suas conexões.

  • Peça e envie recomendações para suas conexões.
  • Publique artigos (ganho de seguidores por conta das publicações também pesa no calculo dessa categoria).

    2. Localize as pessoas certas

    • Quando você for pesquisar por uma pessoa no LinkedIn, não “atire para qualquer lado”.
    • Responda a seguinte pergunta: Quem são as pessoas que realmente podem me ajudar a conquistar a oportunidade que eu desejo? São essas pessoas que você deve localizar através do LinkedIn.
    • Utilize a pesquisa avançada do LinkedIn, assim como seus filtros, para achar exatamente essas pessoas.
    • Veja também as pessoas que estão visitando o seu perfil no LinkedIn e verifique o perfil delas, se for alguém relevante para você, porque não adicionar essa pessoa?

    3. Interaja Oferecendo Insights

    • Curta, comente e compartilhe conteúdos que julgar interessante para suas conexões. Excelente oportunidade para você me ajudar e se ajudar, viu? 🙂
    • Participe ativamente dos grupos no LinkedIn, em outras palavras, curta, comente e compartilhe (sim, novamente rs).
    • Responda aos comentários que receber nas suas atualizações e publicações.

    4. Cultive Relacionamentos

    • Convide as pessoas utilizando o convite personalizado
    • Uma vez conectado, envie uma mensagem de boas vindas e responda as mensagens que receber. De nada adianta você adicionar várias pessoas e elas serem apenas mais um número para você.

    Pronto! Agora você já sabe como melhorar os resultados das 4 categorias do seu SSI! 🙂

    Como disse antes, o SSI é apenas uma bússola para avaliar se estou indo ou não na direção certa e recomendo que você também pense dessa forma.

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